terça-feira, 30 de setembro de 2008

A CRISE FINANCEIRA

Do Blog da Lúcia Hipólito


As eleições nos Estados Unidos contaminam as propostas de solução para a crise – e são contaminadas por ela.
O pacote de 700 bilhões de dólares para o resgate do sistema financeiro está sendo, até agora, rejeitado por razões diferentes.
Um olho no peixe e outro no gato.
Os republicanos rejeitaram o primeiro pacote de olho na campanha de McCain, mas principalmente de olho em seus distritos eleitorais, pensando nas eleições de novembro, quando os deputados terão que renovar seus mandatos.
Alguns ainda se referiram aos efeitos maléficos de uma estatização do sistema financeiro americano. Enxergam sinais de “socialismo”, como afirmou um deputado do Texas.
Os democratas, por sua vez, votaram majoritariamente a favor, também de olho na renovação de seus mandatos, mas preocupados com o passivo que Obama poderá herdar – isto é que é herança maldita.
O mais preocupante é o vazio de liderança nos Estados Unidos. Os dois candidatos não podem tomar a frente do processo, sob pena de serem acusados de “sentar na cadeira antes da hora”, ou seja, de usurpar uma atribuição que é do presidente em exercício, não de candidatos a presidentes.
E o atual presidente, George W. Bush, que já era considerado o pior presidente da história americana antes da crise, agora, então...
Em fim de mandato, sem as mais mínimas condições de liderar o país no meio da tempestade, Bush perdeu inteiramente a confiança do cidadão americano.
Em outros países, presidentes vêm assumindo a liderança do processo. Agora mesmo, o presidente Nicolas Sarkosy está reunido no Elysée com os principais banqueiros e seguradores da França, para mapear a crise e discutir propostas de solução.
Numa crise como essa, é fundamental manter abertos os canais de confiança entre o cidadão e o governo, para evitar corridas bancárias, corridas a supermercados, e outros movimentos que contribuem para disseminar o pânico.
O Brasil saneou seu sistema financeiro através do Proer, programa realizado durante o governo Fernando Henrique. Hoje os bancos brasileiros estão submetidos a regras muito mais severas do que os bancos americanos, por exemplo.
Além disso, desde o início do primeiro mandato do presidente Lula, o Banco Central vem comprando quantidades substanciais de dólares, fortalecendo as reservas cambiais brasileiras.
Estas duas medidas prepararam o país para enfrentar o tranco em melhores condições de saúde financeira.
Outra boa notícia é que, finalmente, parece que caiu a ficha, e o governo brasileiro começa a demonstrar preocupação com os desdobramentos da crise e seu possível impacto no Brasil.
Por que é uma boa notícia? Porque, tão danoso quanto espalhar o pânico é adotar uma atitude olímpica, como se o Brasil fosse o país escolhido pelos deuses para passar incólume.
A hora é de muita atenção e sintonia final. Não dá para brincar.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

PASSEATA EU VOTO BEM II

A passeata foi um sucesso. Os meninos estavam empolgadíssimos e até minutos antes da saída, trabalhavam para salvar uma das faixas que tinha um defeito.

Mas parece que sábado foi "o dia"das passeatas. Na concentração em frente ao prédio histórico da UFPR, aconteceu uma disputa (pacífica) de espaço com um grupo de praticantes da umbanda que realizaram uma passeata comemorativa aos 100 anos da prática deste culto.

Em seguida, quando juntou-se o grupo para alinhar a rota da passeata, as vozes foram abafadas pela banda de música da passeata em prol da construção de um pronto-socorro para os cachorros curitibanos (e os cachorros estavam lá!).

Resultado: A saída da passeata EU VOTO BEM foi adiada para não causar confusão. Esperados alguns minutos, expectativa já quase incontrolável, lá foram os meninos, Guia do Voto Responsável nas mãos, subindo a rua XV em sua missão democrática. Mas não é que ao tentar atravessar a rua a passeata foi parada mais uma vez pelos ciclistas que também aproveitaram o sábado para levarem sua mensagem às ruas?

As bocas de matilde disseram:"ainda bem que hoje eles estão vestidos!"

Os ciclistas passaram e a passeata seguiu. Aqueles meninos, normalmente tímidos, abordaram os transeuntes, entraram nas lojas, pararam o trânsito e se fizeram ouvir. Milhares de Guia do Voto Responsável foram distribuídos.

No percurso, alguns cabos eleitorais mais expertinhos quiseram se infiltrar na passeata com suas bandeiras e até com uma bicicleta, mas foram logo convidados a se retirar, pois a passeata EU VOTO BEM era apartidária, feita por eleitores e para os eleitores.

Chegando na Boca Maldita, o ponto final programado, aqueles meninos não se deram por satisfeitos e resolveram fazer o percurso de volta pois assim, podiam alcançar um número ainda maior de pessoas. E assim foi feito!

De volta ao ponto de partida, foi com uma grande roda que eles encerraram a passeata. Era bonito de ver na carinha de cada um daqueles meninos a satisfação do dever cumprido. Um dever que eles tomaram para sí, pois cada um que ali estava, era porque queria.

Esses meninos, todos estudantes, deram nesse 27/09/2008 uma verdadeira aula.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

PASSEATA EU VOTO BEM


Estudantes em favor do Voto Consciente. Essa é a frase da faixa de abertura da passeata que vai acontecer amanhã em Curitiba na rua XV de Novembro.

Enquanto os candidatos saem às ruas pedindo votos, esses meninos pedem mais consciência na hora de votar. O objetivo é chamar a atenção do eleitor para a sua responsabilidade que, começa efetivamente quando ele aperta o botão na urna.

O grupo de cerca de 500 estudantes é composto basicamente por jovens, o que é um ótimo sinal de que o futuro do país não está esperando o amanhã e sim fazendo sua voz ser ouvida hoje.

E eles não vão parar por ai! A intenção é que depois das eleições eles continuem participando ativamente da vida política da cidade e fomentando todas as pessoas de bem o também o fazerem. Essa é a verdadeira participação democrática. Esse é o país que nós queremos.

ESCOLA-DE-REDES


Está sendo lançado hoje o nodo de São Paulo da Escola-de-Redes.

A Escola-de-Redes nada mais é do que um grupo de pessoas conectadas em rede que cooperam entre si para investigar temas relacionados à redes sociais, compartilham voluntariamente seus conhecimentos, divulgam e aplicam os produtos que desenvolveram. Não se trata em absoluto de é uma organização hierárquica nem uma articulação centralizada ou descentralizada de instituições ou organizações formais. O principal objetivo da Escola-de-Redes é a investigação teórica e a disseminação de conhecimentos sobre redes sociais e à criação e transferência de tecnologias de netweaving.

O mais interessante da Escola-de-Redes é que qualquer grupo de pessoas pode abrir um novo nodo. Tais nodos são os grupos locais de pessoas conectadas que constituem a escola. A escola é cada nodo e todos os nodos. Cada novo nodo tem total autonomia para estabelecer sua própria agenda de atividades, sua estrutura e seu regime de funcionamento, desde que assuma os objetivos da Escola-de-Redes, não se organize segundo padrões hierárquicos e conte com a concordância dos nodos já existentes.

Já existem os nodos de Curitiba, lançado em 21 de junho passado e o de São Paulo que está sendo lançado hoje. Além destes, outros nodos estão em preparação em Porto Alegre e Brasília, além dos estudos que estão sendo feitos para criação em Santa Fé (Argentina), o de Belém, o de Bogotá (Colômbia), o de Berlim (Alemanha) e, possivelmente em Seattle (USA).

Quem quiser se conectar à Escola-de-Redes deve acessar http://www.redes.org.br/ e deixar uma mensagem.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

O QUE ACONTECEU HOJE?



22 de Setembro

Hoje é aniversário de Andrea Bocelli, clássico crusador e cantor de ópera italiano. Além da sua magnífica atuação com Sarah Brigthman em Con te Partiro, que bateu recordes de vendas e ficou no topo das dez canções mais tocadas no mundo por quase seis meses, Bocelli gravou quatro óperas completas (La Boèhme, Il Trovatore, Werther e Tosca).

Foi o primeiro tenor a se apresentar em uma ópera totalmente transmitida ao vivo pela internet da Detroit Opera House em 1999.




Em 22 de setembro de 1899 morre vitimado por ferimentos de granada associados à diarréia, Antônio Conselheiro, figura carismática, que adquiriu uma dimensão messiânica ao liderar o arraial de Canudos, um pequeno vilarejo no sertão da Bahia, que atraiu milhares de sertanejos, entre pequenos agricultores e camponeses, o que conduziu à chamadaGuerra de Canudos.
A imprensa dos primeiros anos da República e muitos historiadores, retrataram-no como um louco, fanático religioso e contra-revolucionário monarquista perigoso.

domingo, 21 de setembro de 2008

RODADA DE DOHA

Da edição de 21/09/08 da Gazeta do Povo




Fracassou a última tentativa dos negociadores de salvar a Rodada Doha. Hoje, os sete principais negociadores chegaram à conclusão de que não há como seguir debatendo. Nenhuma nova reunião está sendo pensada, ainda que o chanceler Celso Amorim tenha programado um encontro com a representante de Comércio dos Estados Unidos, Susan Schwab, para os próximos dias, em Nova York.

Brasil, Índia, EUA, Europa, Austrália, China e Japão exploraram formas de solucionar o impasse na questão envolvendo a importação de alimentos por parte de países emergentes, como Índia, Indonésia ou China. Para os americanos, interessados nesses mercados, o possível estabelecimento de barreiras não era aceitável se significasse uma redução do mercado. Em julho, o processo fracassou exatamente por causa desse ponto.

"Não conseguimos avançar e não há nenhuma previsão de como podemos fazer isso", disse o embaixador do Brasil nas negociações, Roberto Azevedo. A idéia dos governos era a de tentar desbloquear o processo para que uma nova reunião ministerial possa ser convocada. Enquanto isso, Amorim debaterá com Schwab qual a real possibilidade de um acordo parcial ainda neste ano. Diante do novo fracasso, o cenário mais provável é o de que qualquer definição fique para 2009, quando um novo governo assume o poder nos Estados Unidos.

sábado, 20 de setembro de 2008

FARRAPOS



No dia 20 de Setembro de 1835 teve início no Brasil, na então província de São Pedro do Rio Grande do Sul, a Guerra dos Farrapos, também chamada de Revolução Farroupilha. Tratava- se de uma uma revolução ou guerra regional de caráter republicano contra o governo imperial do Brasil, que resultou na declaração de independência daquela província,dando origem à República Riograndense.



A Farroupilha foi o conflito armado mais duradouro que ocorreu no continente americando, durando de 1935 a 1845.



A revolução, originalmente não tinha caráter separatista, mas acabou influenciando movimentos que ocorreram em outras províncias brasileiras: a Revolução Liberal em em São Paulo no ano de 1842 e a Sabinada na Bahia em 1835, ambas de ideologia do Partido Liberal da época, moldado nas Lojas Maçônicas. Os líderes farrapos se inspiraram na guerra de independência doUruguai, mantendo conexões com a nova república do Rio da Prata, além de províncias independentes argentinas, como Corrientes e Santa Fé. Chegou a expandir-se à costa brasileira, em Laguna, com a proclamação da República Juliana e ao planalto catarinense de Lages.




Entre seus líderes, destalcam-se Bento Gonçalves, General Neto, Davi Canabarro e o italiano Giuseppe Garibaldi.




O exército farrapo contava com soldados negros que aspiravam liberdade, o que no mostra que a questão da abolição também era considerada.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

O QUE ACONTECEU HOJE?


19 de Setembro

Hoje seria aniversário da antropóloga e ex primeira-dama Ruth Cardoso. Acadêmica brilhante, já na década de 70 quando a academia considerava movimentos como os feministas, étnico-raciais e de orientação sexual não merecedores da atenção da Universidade, Ruth os chamava de “novos movimentos sociais”,

No exílio, deu aulas até voltar para o Brasil e fundar, junto com Fernando Henrique, o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), dedicado à pesquisa social.

Nos anos 80 se aprofundou na vida acadêmica, montando no CEBRAP a primeira equipe para pesquisar os movimentos sociais. Ruth alegava perceber desde a década de 70, sinais da construção de uma sociedade participativa no Brasil.

De vanguarda, ocupou a primeira fila do auditório acadêmico da USP quando os palestrantes eram os filósofos existencialistas Simone de Beauvoir e Jean Paul Sartre.

Eu não conheci Ruth Cardoso. Admiro a mulher que foi, a visionária, a acadêmica e a primeira-dama discreta e inteligente (apesar de saber que ela execrava o título). Confio na obra que ela produziu; escreveu pouco porém sobre assuntos importantes. Dirigiu o Comunidade Solidária e, segundo o analista político Augusto de Franco, “Ruth era suave, tinha aquele poder "doce" que os velhos alquimistas percebiam na natureza”.

CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1964

Em um 18 de setembro foi promulgada a Constituição Brasileira de 1946, bastante avançada para a época e que representou um avanço para a democracia e das liberdades do cidadão.

Entre os dispositivos básicos da carta, encontram-se a igualdade de todos perante a lei, a liberdade de pensamento, o sigilo de correspondências, liberdade de culto religioso, extinção da pena de morte e a separação dos três poderes.

Integraram a Assembléia Constituinte que elaborou e promulgou a Constituição de 46 personalidades como Gustavo Capanema, jornalista e político mineiro, Luiz Viana Filho escritor, historiador e político baiano, Aliomar Baleeiro, jurista e político baiano, Clodomir Cardoso, jurista, escritor e político maranhense, Gilberto Freire, escritor e sociólogo pernambucano, e Barbosa Lima Sobrinho, escritor, intelectual, jornalista e político pernambucano.

Com o golpe militar de 1964 durante a presidência de João Goulart, a carta-magna passou a receber várias emendas que a descaracterizaram, tendo sido suspensa por seis meses pelo Ato Institucional I e extinta pela Constituição de 1946 proposta oficialmente pela emissão do Ato Institucional IV.

O QUE ACONTECEU HOJE?


18 de Setembro

Hoje seria aniversário da estonteante atriz sueca Greta Garbo, uma das mulheres mais fascinantes da história do cinema.

Greta possuía um talento inquestionável e uma aura de mistério que a transformou em mito. De origem humilde, sempre se recusou a dar autógrafos, por não suportar a idéia de incentivar o posicionamento subserviente das pessoas.

Garbo também poderia ter mudado a história. No início da Segunda Guerra Mundial, contaram a Garbo que Adolf Hitler (que como fã, costumava lhe escrever cartas apaixonadas, exaltando seu talento) gostava de seus filmes e adorava tanto A Dama das Camélias, que tinha autorizado sua distribuição por toda a Alemanha, apesar da "impureza racial" do diretor Cukor. Dizem que Garbo, por sua vez, falou que queria encontrá-lo e tentar convencê-lo a parar com a guerra. Sentia que sua personalidade poderia alterar o curso da história, mas "se não, eu poderia dar um tiro nele". Entretanto, esse encontro jamais ocorreu.

A diva fez 19 filmes mudos entre os anos 1920 e 1920 e 15 filmes sonoros entre os anos 1930 e 1941 do século passado. Curiosamente, sua Mata Hari é a encarnação mais perfeita da exótica dançarina javanesa acusada de espionagem.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

O QUE ACONTECEU HOJE?

17 de Setembro

Hoje é aniversário do ator britânico Roddy McDowall, que um dos primeiros atores de Hollywood a assumir publicamente sua homossexualidade.

MacDowall fez vários filmes e na infância atuou com a também atriz mirim Elizabeth Taylor em My Friend Flicka (Minha Amiga Flicka) Come Home (A Força do Coração) ambos em 1943.

Em minha opinião, seu melhor filme foi O homem que quis matar Hitler (man hunt) de 1941, que foi refilmado em 1946 com o título Rogue Male.










Em 1978 o primeiro-ministro israelense, Menachem Begin, e o presidente do Egito, Anuar Sadat, assinaram os acordos de Camp David, mediados pelo presidente americano, Jimmy Carter. Os 12 dias de negociação abriram caminho para a paz entre Israel e o Egito. O acordo final saiu em março de 1979 e os dois líderes ganharam o Nobel da Paz.





No ano de 1971 em Ipupiara na Bahia, Carlos Lamarca, guerrilheiro do Movimento Revolucionário 8 de outubro (MR-8), foi morto com 5 tiros por uma patrulha militar.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

O QUE ACONTECEU HOJE?

16 de Setembro

Em 16 de setembro de 1940 o líder do Irã, Reza Shah Pahlevi, que era simpático ao nazismo, abdicou em favor de seu filho Reza Pahlevi, de 23 anos.

Um golpe militar depôs Juan Domingo Perón, presidente da Argentina em 16 de setembro de 1955. Ele só voltaria a governar o país depois de passar 17 anos exilado na Espanha.

Nasce o embrião dos Estados Unidos em 1620. O navio Mayflower partiu da Inglaterra com 102 passageiros para colonizar as possessões inglesas na América, que mais tarde formaria aquele país.

Aos 16 de setembro de 1977 o mundo da música entrou em luto e, na minha opinião, não saiu dele completamente até hoje. Neste dia perdemos a divina Maria Callas, a maior celebridade da ópera no século XX.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

O QUE ACONTECEU HOJE?


12 de Setembro

Hoje seria aniversário natalício do Juscelino Kubtscheck e aniversário de casamento do John Kennedy com a Jacqueline Lee Bouvier (Jackie Kennedy Onnassis).

Aos 12 de setembroo de 2008 a Rede de Participação Política do Empresariado (http://www.redeempresarial.org.br/) lança o Guia do Voto Responsável na cidade de Cascavel.

Em 1912 foi descoberta na França a "Capela Sistina da Pré-História". O sítio arqueológico ficava dentro de uma caverna com 1.500 desenhos feitos mais de 17 mil anos antes.

Já em 1968 a Albânia foi expulsa do Pacto de Varsóvia, acordo militar entre as potências comunistas da Europa, depois de romper com a União Soviética e aproximar-se da China.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

O QUE ACONTECEU HOJE?

10 de Setembro

Hoje é aniversário do poeta e jornalista Ferreira Gullar. Eu acho o cabelo dele bem ultrapassado, mas gosto principalmente dos seus Cantiga para não morrer e Meu povo, meu poema.

Também fazem aniverário hoje o excêntrico e magnífico Miguel Falabella e Paulo Betti que encarnou muito bem na telona o Mauá.

No dia 10 de Setembro de 2007 a Rede de Participação Política do Empresariado (http://www.redeempresarial.org.br/) colocou em debate a cassaçao do mandato de Renan Calheiros. A votação foi secreta e a sessão fechada.


Em 2002 a sempre neutra Suiça ingressou na ONU.



Após 7.485 apresentações o musical Cats de Andrew Lloyd Webber se despediu do público no dia 10/09 de 2000.


Estudantes brasileiros fizeram, no dia 10/09/1980 uma greve de três dias com reivindicações de verbas para a educação, aumento de salário para os professores e contra o ensino particular.

Em 10/09/1977 a guilhotina desceu pela última vez na França. Tratava-se do assassino Hamida Djandoubi, imigrante da Tunísia que foi o último condenado à pena capital naquele país.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

O QUE ACONTECEU HOJE?

09 de Setembro:

Hoje é aniversário do ator Hugh Grant, conhecido por Quatro Casamentos e um Funeral e pelo incidente com a prostituta nas ruas de Los Angeles. Em minha opinião, um filme imperdível que ele fez é Music and Lyrics ao lado de Drew Barrymore.





Tolstoi, o grande escritor russo, criador de Guerra e Paz que fala sobre as campanhas de Napoleão na Rússia e Anna Karenina, um dos personagens femininos mais profundos da literatura mundial, também está aniversariando.

Além deles, hoje é o dia de Michael Keaton - do Batman mais ou menos e do bom Minha Vida - , do Renato Gaúcho e do Roger Waters, um dos fundadores do impagável Pink Floyd.

Também o dia 09 de Setembro foi palco para acontecimentos importantes da História Mundial:

Em 1942, aconteceu o único ataque a uma país do continente americano na Segunda Guerra Mundial, quando um avião japonês lançou uma bomba no estado do Oregon.

Em 1945 foi encontrada uma mariposa dentro dos circuitos de um computador de Harvard. Este foi o primeiro bug de computador catalogado.

Em 1990 o então presidente dos EUA Georg Busch junto com Mikhail Gorbatchov, da União Soviética, apelou para que o Iraque deixasse o Kuwait.

domingo, 7 de setembro de 2008

SOBRE MÚSICA E PATRIOTISMO


Estava a caminho de Juiz de Fora nesse feriado de 8 de setembro,
(oito mesmo, dia da padroeira de Curitiba) quando uma música no
rádio me chamou a atenção. Trata-se da "Que País é esse" do Legião
Urbana. A canção embalou muitas tardes da minha adolescência na
rádio Manchester de Juiz de Fora, que depois virou rádio Cidade -
JF.
Acontece que agora, ouvindo a versão ao vivo da música, na
qual o público canta junto com a banda, um detalhe que sempre
esteve lá me chocou e me fez pensar. Que País é esse que, se não
me engano também foi o nome do disco (na época só havia vinil) é
uma música de protesto. Fala sobre o desrespeito para com a
Constituição, a corrupção que assola a Federação, o descaso com
os índios. Chegou a ser usada como hino de algumas campanhas em
prol de uma sociedade melhor.

No refrão que Renato Russo criou, está a pergunta chave: "Que
país é esse?" a qual um público empolgado responde: "é a porra do
Brasil". Ouvindo isso sob a luz da experiência pois, provavelmente a
alguns anos atrás eu faria coro com essa resposta, eu me pergunto
que público é esse?

Um show de rock é um local bem interessante. As pessoas que
estão lá unidas por gostarem da mesma banda, são representantes
de várias classes da sociedade. Nos sessenta minutos de show todos
são iguais. Todos têm aquele momento em comum, recebem a
mesma carga de energia e emoção.

As pessoas que respondem em uníssono que país é esse, são
os estudantes e trabalhadores que constroem essa nação. São eles
que saem de casa todas as manhãs para dar aula, estudar para se
formar em uma profissão, atender em um banco ou em uma
lanchonete, escrever jornais, varrer as ruas, montar carros,
construir prédios.

Como esses brasileiros vão executar suas tarefas e construir um país melhor, se não acreditam e não respeitam o Brasil? Como fica o amor às raízes, o patriotismo? Estamos em período eleitoral e pesquisas apontam o descaso dos jovens para com o pleito em suas cidades. Será que esse fenômeno se deve ao fato de eles acharem que esse país é uma p...?

Pode haver quem diga que as pessoas que cantaram essa música nem pensaram no que estavam falando e o fizeram por curtição no calor do momento. Pois na minha opinião isso também é muito ruim. Somos brasileiros o tempo todo e, da mesma forma que devemos levar o amor e o respeito por nossas famílias aonde formos, devemos respeitar e defender nosso país em qualquer situação.

Não quero aqui dar lições de patriotismo, apesar de estar no dia 7 de setembro. Minha intenção ao sentar no computador para escrever esse texto é somente refletir um pouco sobre o que ouvi e dividir com quem ler esse blog minha inquietação.

Ao escutar o refrão cantado por centenas de pessoas me veio a certeza de que muito ainda há que ser feito para mudar o sentimento do brasileiro para com essa terra que é nossa. Realmente 500 anos é muito pouco e muito temos o que aprender. A República no Brasil é muito nova, temos pouquíssimo tempo de Democracia, a nossa Constituição está fazendo 20 anos. Não sabemos lidar com esses fatos.

Temos muito o que aprender e amadurecer, mas eu tenho certeza que ainda hei de ouvir uma outra resposta para essa pergunta. Usando a técnica da Investigação Apreciativa, consigo imaginar que daqui a alguns anos quando for feita novamente a pergunta "que país é esse?" para um jovem, adulto ou idoso, a resposta vai ser simplesmente "é o meu Brasil, minha terra, minha pátria".