terça-feira, 27 de janeiro de 2009

VOCÊ É SUBSTITUÍVEL?

Pessoal,

Recebi esse texto por e-mail e gostei.


Na sala de reunião de uma multinacional o diretor nervoso fala com sua equipe de gestores. Agita as mãos, mostra gráficos e, olhando nos olhos de cada um ameaça:

- "Ninguém é insubstituível".

A frase parece ecoar nas paredes da sala de reunião em meio ao silêncio. Os gestores se entreolham, alguns abaixam a cabeça. Ninguém ousa falar nada. De repente um braço se levanta e o diretor se prepara para triturar o atrevido:

- Alguma pergunta?

- Tenho sim. E o Beethoven?

- Como? - o encara o gestor confuso.

- O senhor disse que ninguém é insubstituível. E quem substituiu o
Beethoven?

Silêncio.

Ouvi essa estória esses dias contada por um profissional que conheço e achei muito pertinente falar sobre isso. Afinal as empresas falam em descobrir talentos, reter talentos, mas, no fundo continuam achando que os profissionais são peças dentro da organização e que, quando sai um, é só encontrar outro para por no lugar.

Quem substitui Beethoven?Tom Jobim?Ayrton Senna?Ghandi?Frank Sinatra? Garrincha? Santos Dumont? Monteiro Lobato? Elvis Presley? Os Beatles? Jorge Amado? Pelé? Paul Newman? Tiger Woods? Albert Einstein? Picasso?Zico(até hoje o Flamengo está órfão de um Zico)?

Todos esses talentos marcaram a História fazendo o que gostam e o que sabem fazer bem, ou seja, fizeram seu talento brilhar. E, portanto, são sim insubstituíveis.

Cada ser humano tem sua contribuição a dar e seu talento direcionado para alguma coisa. Está na hora dos líderes das organizações reverem seus conceitos e começarem a pensar em como desenvolver o talento da sua equipe focando no brilho de seus pontos fortes e não utilizando energia em reparar 'seus gaps'.

Ninguém lembra e nem quer saber se Beethoven era surdo, se Picasso era instável, Caymmi preguiçoso, Kennedy egocêntrico, Elvis paranóico... O que queremos é sentir o prazer produzido pelas sinfonias, obras de arte,discursos memoráveis e melodias inesquecíveis, resultado de seus talentos.

Cabe aos líderes de sua organização mudar o olhar sobre a equipe e voltar seus esforços em descobrir os pontos fortes de cada membro. Fazer brilhar o talento de cada um em prol do sucesso de seu projeto.

Se seu gerente/coordenador, ainda está focado em 'melhorar as fraquezas' de sua equipe corre o risco de ser aquele tipo de líder que barraria Garrincha por ter as pernas tortas, Albert Einstein por ter notas baixas na escola,Beethoven por ser surdo e Gisele Bündchen por ter nariz grande. E na gestão dele o mundo teria perdido todos esses talentos.

Nunca me esqueço de quando o Zacarias dos Trapalhões 'foi pra outras moradas'; ao iniciar o programa seguinte, o Dedé entrou em cena e falou mais ou menos assim:

- "Estamos todos muitos tristes com a 'partida' de nosso irmão Zacarias... e hoje, para substituí-lo, chamamos... Ninguém, pois nosso Zaca é insubstituível"

Portanto nunca esqueça: Você é um talento único....com toda certeza ninguém te substituirá!

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

AGRADEÇAM A ROSA PARKS

Pessoal,

O artigo abaixo é de autoria do Professor Leandro Pereira Gonçalves, um grande amigo que se formou comigo e ministra aulas em faculdades de Juiz de Fora.
Pra mim é um orgulho muito grande postar um trabalho dele neste blog.


O dia 20 de janeiro do ano de 2009 já é considerado histórico devido à posse do primeiro presidente negro da maior potência mundial. Ao assumir a presidência dos Estados Unidos da América, Barack Hussein Obama nos coloca uma série de dúvidas, questionamentos e, ao mesmo tempo, a famosa esperança!
Em seu belo e otimista discurso de posse, Obama nos remete às palavras do presidente Lula no ano de 2002, em sua primeira entrevista depois de confirmada a sua eleição, quando disse que a esperança venceu o medo. Obama disse: “Neste dia nós nos unimos porque escolhemos a esperança e não o medo, a unidade de objetivo e não o conflito e a discórdia.”
Ficaremos com a esperança. Não sabemos ainda qual a tonalidade desse novo Governo, é uma incógnita. Sabemos que mudança haverá. Logo no primeiro momento como presidente, decreta medidas até então impensadas, como a suspensão dos processos dos presos de Guantánamo, prometendo um Governo com ética e austeridade, chegando a conseguir elogios do líder máximo de Cuba, Raúl Castro, dizendo que o novo líder parece ser um bom homem.
O fato de chegar à presidência é, sem dúvida, um momento histórico. Somente em 1964, o então presidente Lyndon Johnson aprovou a lei de direitos civis que vale até hoje nos EUA. A lei proibia a discriminação em lugares públicos e autorizava o Governo dos EUA a processar qualquer estado que promovesse a segregação racial. Desde então, os negros conseguiram uma ascensão política e alcançaram em 2009 o posto de maior poder do mundo.
Mas chegar a essa posição não foi nada fácil para os negros dos EUA, que sempre tiveram ao seu lado uma discriminação intensa. O ponto máximo para o fim desses atos teve início no ano de 1955, quando, na cidade de Montgomery, capital do Alabama, uma costureira chamada Rosa Parks tomou uma atitude inusitada. Naquele ano, no Alabama, ainda valia a separação de negros e brancos nos assentos de ônibus. Ao voltar do trabalho, Rosa deveria ter se levantado para ceder lugar a um branco, mas ela se recusou e acabou presa. A partir desse ato, uma série de movimentos civis foram iniciados contra a segregação racial, tendo destaque o grande líder desse movimento: Martin Luther King, que disse em seu famoso discurso em 1963 na cidade de Washington: “Tenho um sonho em que meus quatro filhos viverão, um dia, em um país onde não sejam julgados pela cor de sua pele e sim por seu caráter”.
O sonho virou realidade. Na mesma cidade em que o apelo do pastor Luther King foi feito, tomou posse o presidente negro. Torçamos para que suas atitudes e medidas sejam inspiradas por Rosa Parks para que assim a liberdade exista totalmente no mundo.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

VOCÊ TEM EXPERIÊNCIA???

Pessoas,

Recebi esse texto por e-mail e achei que ele poderia ser o segundo na nossa lista dos belos. Não sei quem é o autor, mas parece que trata-se de uma pessoa que fazia um processo seletivo para uma multinacional e deu essa resposta à pergunta "Você tem experiência? "

Aproveitem!


Já fiz cosquinha na minha irmã só pra ela parar de chorar. Já me queimei brincando com vela. Eu já fiz bola de chiclete e melequei todo o rosto. Já conversei com o espelho, e até já brinquei de ser bruxo. Já quis ser astronauta, violonista, mágico, caçador e trapezista. Já me escondi atrás da cortina e esqueci os pés pra fora. Já passei trote por telefone. Já tomei banho de chuva e acabei me viciando. Já roubei beijo. Já confundi sentimentos. Peguei atalho•errado e continuo andando pelo desconhecido. Já raspei o fundo da panela de arroz carreteiro. Já me cortei fazendo a•barba apressado. Já chorei ouvindo música no ônibus. Já tentei esquecer algumas pessoas, mas descobri que essas são as mais difíceis de se esquecer. Já subi escondido no telhado pra tentar pegar estrela. Já subi em árvore pra roubar fruta. Já caí da escada de bunda. Já fiz juras eternas. Já escrevi no muro da escola. Já chorei sentado no chão do banheiro. Já fugi de casa pra sempre, e voltei no outro instante. Já corri pra não deixar alguém chorando. Já fiquei sozinho no meio de mil pessoas sentindo falta de uma só. Já vi pôr-do-sol cor-de-rosa e alaranjado. Já me joguei na piscina sem vontade de voltar. Já bebi uísque até sentir dormentes os meus lábios. Já olhei a cidade de cima e mesmo assim não encontrei meu lugar. Já senti medo do escuro. Já tremi de nervoso. Já quase morri de amor, mas renasci novamente pra ver o sorriso de alguém especial. Já acordei no meio da noite e fiquei com medo de levantar. Já apostei em correr descalço na rua. Já gritei de felicidade. Já roubei rosas num enorme jardim. Já me apaixonei e achei que era para sempre, mas sempre era um 'para sempre' pela metade. Já deitei na grama de madrugada vi a Lua virar Sol. Já chorei por ver amigos partindo, mas descobri que logo chegam novos, e a vida é mesmo um ir e vir sem razão. Foram tantas coisas feitas, momentos fotografados pelas lentes da emoção, guardados num baú, chamado coração.
E agora um formulário me interroga?
Me encosta à parede e grita: 'Qual sua experiência?'.
Essa pergunta ecoa no meu cérebro: experiência. Experiência... Será que ser 'plantador de sorrisos' é uma boa experiência? Não!Talvez eles não saibam ainda colher sonhos! Agora gostaria de indagar uma pequena coisa para quem formulou esta pergunta: Experiência? Quem a tem, se a todo momento tudo se renova?

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

COLOURFUL HISTORY

Pessoal,

Segue abaixo uma verdadeira aula sobre a questão da Índia e Paquistão. Quem nos presenteou com as informações, foi o meu amigo Haris Gazdar, diretor do Collective for Social Science Research em Karachi no Paquistão.
Ele me enviou este e-mail motivado pela coluna "você sabia?" deste blog e, gentilmente me autorizou a publicá-lo.
Quem quiser conhecer mais o trabalho realizado por Haris e sua equipe, acesse:www.researchcollective.org

Dear Juliana,
The history of the 10 January agreement is quite colourful.

The war started in September 1965 and there was a ceasefire pending
negotiations within a couple of weeks. The Soviet Union emerged as a key intermediary and invited both sides to a conference in Tashkent, Uzbekistan. The Indian delegation was led by Prime Minister Lal Bahadur Shastri. The Pakistani team was headed by the military dictator President Ayub Khan. His Foreign Minister was Zulfikar Ali Bhutto who later became famous as the first elected Prime Minister of Pakistan.

Bhutto claimed that Ayub had got scared and conceded too much to India in the negotiations despite an equal military outcome. He resigned soon after and led a successful campaign against Ayub. Shastri, meanwhile died of a heart attack in Tashkent just a day after signing the agreement. But there was no nuclear threat in that war because neither country possessed an atom bomb.

India and Pakistan went to war again in 1971, and this was a complete military
defeat for Pakistan. The Pakistan military was also accused of war crimes
against its own population in East Pakistan, which rebelled and became Bangladesh. (Its leader Sheikh Mujib Rehman was assassinated in a military coup in 1975).

Bhutto emerged as a powerful leader after the defeat and restored national pride through populist politics and skillful diplomacy. In India the founding Prime Minister's daughter Indira Gandhi had been asked to take charge of the ruling Congress Party and the country after the sudden death of Shastri in Tashkent. She was the main force behind the 1971 war on the Indian side, and she also became a very powerful leader.

In 1974 under her command India carried out its first nuclear explosion to prove that it had acquired nuclear capability. Bhutto speeded up Pakistan's own
nuclear programme in response.

In 1977 Bhutto was overthrown in a military coup and then executed on trumped up charges in 1979. He became very popular in opposition and became known as a martyr after his execution. Indira had become increasingly dictatorial and lost the Indian election in 1978. She amazingly regained popularity and then returned as Prime Minister a few years later, but was shot dead in 1984 by her own bodyguards. Later, in 1991, her son Rajiv who was fighting an election campaign was killed in a suicide attack carried out by Sri Lanka's separatist Tamil Tigers (they are currently facing military defeat). Zulfikar Bhutto's daughter Benazir replaced him as leader of his People's Party, and was twice elected as Prime Minister. Her first period in government coincided with Rajiv Gandhi being prime minister of India.

They tried unsuccessfully to improve relations between the two countries but were sidelined by hawks on both sides. Benazir was assassinated in a suicide attack on 27 December 2007 after an election rally.

Today Rajiv's widow Sonia Gandhi is the most powerful politician in India, and Benazir's widower Asif Ali Zardari is the president of Pakistan. After the recent terrorist attacks on Mumbai, for which Pakistani groups are blamed, Zardari spoke to Sonia Gandhi and reminded her that both their families are victims of terrorism. He used a saying in our country which translates as: your loss reminds me of my own grief. Currently both India and Pakistan have nuclear weapons, which is why all responsible people are so eager for them to avoid a further war following bad blood over Mumbai.

Bhutto and Indira both were leftist populists with strong nationalist rhetoric
who coincidentally emerged out of the 1966 Tashkent accord. Their children
Benazir and Rajiv moved centre-left and were sought cooperation rather than
military conflict - but were both too weak to resist the hawks on their own sides. It is now the turn of Bhutto's son-in-law and and Indira's daughter-in-law (both of whom say they will leave centre-stage when their children are ready to take over their party leadership) to play a role in achieving lasting peace. The challenges are huge, but a friend of mine in Brazil reminded me in her blog that change might be possible in 2009. And of course, apart from these two tragic families there are hundreds of millions others in these countries - intelligent, smart and charming ;) - who will make a difference.

And oh yes, in case you wondered about Sheikh Mujib the leader of Bangladesh who was killed in a military coup in 1975-well, his daughter Sheikh Haseena Wajed has just won a landslide in the Bangladesh elections last week.

This in a nutshell,is a brief political history of an entire region.India and Pakistan might find peace in 2009, Bangladesh starts the new year with a new government after two years of military rule, Sri Lanka might be about to end its 26-year civil war, and Nepal will have its first full year as a republic after over 200 years of monarchy.So despite all of the difficulties,my Brazilian friend might be right after all.

Warmest,

Haris.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

LEMBRANÇAS DE UMA VELHA SENHORA




E lá esta a velha senhora, sentada na varanda da casa rosa, se perdendo no contemplativo.
Se alguém pudesse ler em seus olhos o que vai em sua mente, veria a lembrança de um doce sorriso. Um sorriso que vem do passado e na primavera de sua vida, foi o raio de sol que iluminou sua existência, mas que não resistiu ao frio inverno.
A senhora olha para suas mãos enrugadas e apalpa as pernas que já foram rijas e fortes. Lembra-se o quanto já viveu, riu e chorou. Já fora a muitos lugares e hoje se senta na varanda a lembrar-se das exóticas paisagens que vira e a esperar o grande desfecho.
O olhar da senhora se perde e quem passa, fica impressionado ao ver que ela não se cansa de admirar a paisagem, olhando sempre na mesma direção. Eles não sabem que, na realidade, ela olha dentro de si, em busca daquele sorriso que a acompanhou e que foi a força pra que ela vivesse. Hoje ela sabe que ira encontra-lo.
Ela não fora tal qual a moça da janela que esperou a vida inteira pelo príncipe e não o viu no padeiro.Talvez ela tenha sido mais feliz! Ela o buscou em cada ponto pelo qual passou. Amargou mais com as desilusões, mas viveu intensamente.
O vento soprou os cabelos da senhora, que sentiu o cheiro do passado. Voltou a sua mente todas as coisas que vivera e uma paz lhe invadiu o espírito que agora era leve. Os olhos da senhora se fecharam eternamente. E ela sorria...

sábado, 10 de janeiro de 2009

O QUE ACONTECEU HOJE?


No dia 10 de janeiro de 1920 foi instituída no Palácio de Versalhes em Paris, a Liga Nações, também chamada Sociedade das Nações. Seu objetivo era reunir as potencias vencedoras da I Guerra Mundial a fim de negociar um acordo de paz criar uma organização internacional cujo principal papel seria o de assegurar esta paz.
Em 28 de Junho de 1919, foi assinado o Tratado de Versalhes, que na sua I Parte estabelecia a Sociedade das Nações, cuja Carta foi nessa data assinada por 44 Estados. O Conselho da Sociedade das Nações reuniu pela primeira vez em Paris a 16 de Janeiro de 1920, seis dias depois da entrada em vigor do Tratado de Versalhes. A sede da organização passou em Novembro de 1920 para a cidade de Genebra, na Suíça. Quando em setembro de 1939, Adolf Hitler, desencadeou a Segunda Guerra Mundial, a Liga das Nações, tendo fracassado em manter a paz no mundo, foi dissolvida. Estava extinta por volta de 1942. Porém, em 18 de abril de 1946, o organismo passou as responsabilidades à recém-criada Organização das Nações Unidas, a ONU.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

FELIZ REALIDADE EM 2009

Pessoal,

O texto abaixo não é meu, mas eu gostei e quis compartilhar com vocês. Acho que o caminho para ficarmos sempre bem, é colocarmos leveza em nossas vidas (e não é sempre que consigo isso), sermos coerentes em nossas ações, fiéis aos nossos princípios, honestos com todos e principalmente com nós mesmos (ainda que a verdade doa), amarmos muito e acreditar sempre que merecemos o melhor.

Boa leitura!


Filmes, livros, revistas de moda, novelas, músicas, contos de fadas… Ao mesmo tempo em que todas estas coisas nos divertem, ajudam a causar tremendas frustrações.

Não queremos simplesmente um namorado, queremos o homem perfeito. Não procuramos por um relacionamento, queremos um caso igual ao da Meg Ryan com o Tom Hanks. Não queremos ser saudáveis, queremos o rosto da Gisele Bündchen e o corpo da Ivete Sangalo.

Não estou dizendo que é preciso se contentar com pouco, vejam bem. Mas eu tenho a impressão de que os nossos parâmetros estão meio fora da realidade.

Realidade. Palavrinha que pouca gente gosta. E por quê? Porque não sabemos lidar com ela.

Não sabemos aceitar que na vida tem perrenha, celulite, homem chato, mulher ciumenta, barriga de chope, família complicada, amigo que pisa na bola e amor que vai por água abaixo.

Quando nos olhamos no espelho e não enxergamos a mulher da revista, nos achamos a maior baranga do mundo. Quando um relacionamento termina, pensamos que “lá se foi o amor da nossa vida”. Quando não somos aquela mulher poderosa e sempre feliz da propaganda, achamos que temos algum problema.

É, nós realmente temos um problema: acreditar em algum tipo de perfeição.

Talvez a sua idéia de perfeição seja diferente da minha, mas aposto que ela está aí em algum lugar. Naquele cara meio misterioso esperando o ônibus, no trecho de um poema, no personagem de um filme, ou até mesmo na letra daquela música que você acha o máximo. Mesmo que o seu padrão de perfeição não seja popular, mesmo assim é um padrão. E mesmo que você não tenha mais 15 anos de idade, continua acreditando neles, mesmo sem se dar conta.

Em 2009, eu desejo sinceramente uma boa dose de realidade para todos nós. Para que a gente possa finalmente entender o que é a vida e, assim, ser mais tolerantes com ela e com as outras pessoas que, afinal de contas, são capazes de ser tão legais e tão idiotas ao mesmo tempo…. Como todos nós.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

ANO NOVO



Estamos começando um novo ano. Eu passei a virada com alguns amigos, já que questões profissionais melaram o meu Reveillon na praia.
Foi uma experiência bastante interessante essa. Na festa para a qual eu fui convidada de última hora, estavam amigos antigos e pessoas que eu vi pela primeira vez. Ainda assim, brindamos à amizade e nos portamos como se durante todo o ano de 2008 tivéssemos nos sentado à mesa juntos.
A esperança de uma vida melhor em 2009 foi compartilhada por todos e expressada através de calorosos abraços cumprimentos inflamados e votos de que a vida nos presenteie com o que ela tem de melhor.
Sentada agora para escrever no blog, me lembrei do que um outro amigo me disse. Ele falou que estatísticas comprovam que as pessoas ficam tristes na virada do ano porque sabem que no dia seguinte nada vai ter mudado. Acho que não concordo com as pesquisas. As pessoas começam um novo ano repletas de esperança e, junto com a roupa branca (ou rosa, amarela, verde...), se adornam de seus melhores sentimentos. O que elas têm de melhor.
Fazemos promessas, projetos, simpatias e acreditamos. O que talvez seja o grande segredo para a concretização dos sonhos, é a ação. Eu vejo muitas pessoas dizendo: “espero que as coisas mudem” realmente desejando isso do fundo de suas almas. E as coisas não mudam. Deus as traiu? O universo conspirou contra? Alguém fez mandinga? Acho que não. As pessoas não mudaram.
Quando se faz um Kaizen, a grande máxima é “se continuamos fazendo as mesmas coisas, os resultados serão invariavelmente os mesmos”. Gandhi também nos aconselhou a sermos a mudança que queremos ver no mundo. Acho que esse é o caminho: Fazer uma mudança interna para vermos as externas. E esse ano é tão propício que tem um banco que já usa o 2000inove. Vamos inovar, mudar, acreditar!
Um Feliz Ano Novo para todos!!!!