sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O QUE ACONTECEU HOJE?

Hoje é um dia muito importante na História do cinema.

Em 05 de fevereiro de 1937, foi lançado o filme Tempos Modernos, último filme mudo do ator, diretor e gênio Charles Chaplin.

O filme focaliza a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome.
A figura central do filme é Carlitos, o personagem clássico de Chaplin, que ao conseguir emprego numa grande indústria, transforma-se em líder grevista conhecendo uma jovem, por quem se apaixona.
Trata-se de uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas idéias "subversivas".
Em sua Segunda parte o filme trata das desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas, sem representar contudo, diferenças nas perspectivas de vida de cada grupo. Mostra ainda que a mesma sociedade capitalista que explora o proletariado, alimenta todo conforto e diversão para burguesia.
Juntamente com O Garoto e O Grande Ditador, Tempos Modernos está entre os filmes mais conhecidos de Chaplin, sendo considerado um marco na história do cinema.

Não bastasse isso, em 05 de fevereiro de 1957 os estudios Walt Disney laçaram o clássico desenho animado Peter Pan, que conta a história do menino que não queria crescer criado por J. M. Barrie.