sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

PORTO

"Acho que é da gente essa vontade de ter um porto, um porto pra descansar. Sei que sou capaz de continuar nadando por muito tempo e acho que já me acostumei com isso. Mas saber que existe um porto ameniza a viagem."

Trecho do texto O Barco e a Bicicleta, postado no blog Para Francisco

sábado, 14 de fevereiro de 2009

O QUE ACONTECEU HOJE?


Hoje ESTÁ acontecendo na Europa e EUA o dia de São Valentin.
São Valentim, (ou Valentinus em latim), é um santo católico que dá nome ao Dia dos Namorados em muitos países, onde celebram o seu dia (valentine’s day). O nome refere-se a pelo menos três santos martirizados na Roma antiga.
Durante o governo do imperador Cláudio II, este proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objectivo de formar um grande e poderoso exército. Cláudio acreditava que os jovens que não tivessem família, alistariam-se com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimônias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega: Asterias, filha do carcereiro a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram apaixonando-se e milagrosamente a jovem recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270.
No Brasil, o dia dos namorados é comemorado em 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio (o que nasceu em Lisboa e morreu em Pádua) considerado o santo casamenteiro e protetor das famílias por seu talento especial de reconciliar casais.
História a parte, que todos nós tenhamos um maravilhoso dia dos namorados e, já que vivemos num mundo globalizado, porque não homenagear o amor e a pessoa preferida duas vezes no ano?

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

GLOBAL FORUM

Participantes se reúnem para planejamento de projetos
Empresários, representantes da academia, poder público e sociedade civil que participaram do Global Forum América Latina 2008, em Curitiba, têm um encontro marcado na próxima quarta-feira (18). Na ocasião, serão discutidas formas de captar recursos e como elaborar projetos para as propostas surgidas a partir dos encontros anteriores. Em julho de 2008 foi realizado o Call for Action (Chamada para Ação), que resultou em 20 iniciativas de ação concreta para o avanço da educação e sustentabilidade. A partir de agora, os participantes serão orientados sobre como elaborar projetos e colocá-los em prática. O encontro será das 14h às 18 horas, no Cietep (Av. Comendador Franco, 1341). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando aqui. O Global Forum é um movimento mundial trazido ao Brasil pelo Sistema Fiep, com o apoio da comunidade empresarial e acadêmica, para discutir o papel da educação e dos negócios com foco na sustentabilidade.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

CANÇÃO DA PLENITUDE

Seguindo o conselho do Nelson Rodrigues que dizia que "deve-se ler pouco e reler muito", andei relendo Perdas e Ganhos da Lya Luft.
Hoje fazendo uma busca na internet, conheci o poema abaixo que foi extraído do livro Secreta Mirada. Gostei tanto que resolivi que este seria o post da semana em nossa lista dos belos.


Não tenho mais os olhos de menina
nem corpo adolescente, e a pele
translúcida há muito se manchou.
Há rugas onde havia sedas, sou uma estrutura
agrandada pelos anos e o peso dos fardos
bons ou ruins.
(Carreguei muitos com gosto e alguns com rebeldia.)

O que te posso dar é mais que tudo
o que perdi: dou-te os meus ganhos.
A maturidade que consegue rir
quando em outros tempos choraria,
busca te agradar
quando antigamente quereria
apenas ser amada.
Posso dar-te muito mais do que beleza
e juventude agora: esses dourados anos
me ensinaram a amar melhor, com mais paciência
e não menos ardor, a entender-te
se precisas, a aguardar-te quando vais,
a dar-te regaço de amante e colo de amiga,
e sobretudo força — que vem do aprendizado.
Isso posso te dar: um mar antigo e confiável
cujas marés — mesmo se fogem — retornam,
cujas correntes ocultas não levam destroços
mas o sonho interminável das sereias.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

BÍBLIA


Um manuscrito escrito em siríaco, dialeto da língua nativa de Jesus Cristo, foi encontrado no norte do Chipre. Autoridades policiais acreditam que o documento seja uma versão antiga da Bíblia. As informações são da agência Reuters.

A antiguidade foi localizada numa batida policial que investigou uma suspeita de contrabando.

Segundo informações preliminares da polícia turco-cipriota, o documento poderia ter em torno de 2 mil anos. Os peritos têm dúvidas se a relíquia é verdadeira, o que a tornaria valiosa, ou se é falsa.

A obra apresenta trechos da Bíblia escrito em letras de ouro velino, além do desenho de uma árvore. Especialistas explicaram que o uso de caracteres dourados provavelmente datam de mais de dois mil anos. "Eu suspeito que tenha cerca de mil anos", disse o pesquisador Peter Williams, diretor da Tyndale House na Universidade de Cambridge, na Inglaterra.

Uma fonte muito provável do manuscrito pode ser a área de Tur-Abdin, na Turquia, onde ainda existe uma comunidade que fala o siríaco", afirmou Charlotte Roueche, professora de Antigos Estudos Latinos e Bizantinos no King's College, de Londres.

Após análises de fotos, JF Coakley, especialista em manuscritos da Universidade de Cambridge e membro do Wolfson College, insinuou que o livro pode ter sido escrito bem mais tarde. "O texto parece estar em linguagem siríaca oriental, com pontos nas vogais, e não se encontram manuscritos assim antes do século 15 aproximadamente", avaliou.

"Baseado em uma única foto, algumas palavras pelo menos parecem estar em siríaco moderno, uma língua que não foi posta no papel até a metade do século 19", concluiu.

O siríaco é um dialeto do aramaico, a língua nativa de Jesus, outrora falado em boa parte do Oriente Médio e da Ásia Central. Ele é usado por cristãos sírios e continua em uso na Igreja Ortodoxa Síria de Chipre, enquanto o aramaico ainda é utilizado em rituais religiosos de cristão maronitas no Chipre.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

MORREU O DR. MORTE


A última grande caçada a oficiais nazistas terminou. Segundo informações publicadas nesta quinta pelo jornal britânico The Times, o oficial da SS Aribert Heim, conhecido como "Dr. Morte" morreu no Cairo, Egito, em 1992, depois de ter se convertido ao islamismo. Acreditava-se que Heim pudesse ainda estar vivo, morando na Patagônia, no extremo sul da América do Sul, perto de onde sua filha vive, na cidade chilena de Puerto Montt.

Heim, que teria 94 anos se estivesse vivo, foi médico em campos de concentração e responsável pela morte de centenas de prisioneiros ao injetar veneno ou petróleo nos seus corações. Ele era o número dois da lista dos nazistas "mais procurados". O número um era Alois Brunner, o principal assistente de Hitler, o qual também estaria morto, segundo Efraim Zuroff, líder da caçada por nazistas, do Centro Simon Wiesenthal, de Los Angeles.

Segundo a televisão alemã ZDF, Heim, que morreu de câncer, estava sob a identidade falsa de Tarek Farid Hussein. Uma pasta contendo documentos seus (como um passaporte egípcio, um formulário para permissão de residência, recibos bancários, cartas pessoais e documentos médicos) foi encontrada no quarto de hotel onde ele vivia. Um dos papéis informava que a data de nascimento de Tarek era a mesma de Heim, 28 de junho.

Os experimentos científicos de Heim foram comparados aos de Josef Mengele, o "Anjo da Morte" do campo de concentração de Auschwitz, que morreu no Brasil em 1979. O corpo do médico foi enterrado em um hospital pobre do Cairo, onde as covas são reutilizadas várias vezes com o passar dos anos, o que diminui as chances de os restos de Heim serem encontrados.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

OU ISTO OU AQUILO


Na nossa lista dos belos não podia faltar a Cecília Meireles.


Ou se tem chuva e não se tem sol,
ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo nos dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...
e vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranqüilo.
Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.