Em 1814 iniciou -se o Congresso de Viena que durou até 9 de junho de 1815. Tatava-se de uma conferência entre governantes e líderes europeus, após a primeira derrota de Napoleão Bonaparte e tinha como objetivo a redesenhar o mapa político europeu, restabelecer a ordem na França, restaurar o poder real e garantir a paz na Europa.
O congresso foi presidido pelo príncipe austríaco Klemens Wenzel von Metternich e teve como principais participantes:o príncipe Karl August von Hardenberg, da Prússia; o czar Alexandre I, da Rússia; Lord Castlereagh e o duque de Wellington, da Inglaterra; Charles-Maurice de Talleyrand-Périgord, novo ministro de Negócios Estrangeiros da França.
Defendido por Talleyrand, pelos ingleses e pelos austríacos, impôs-se o princípio da legitimidade, pelo qual cada país deveria voltar a ter os limites de antes de 1789. A Santa Aliança, formada por Áustria, Rússia e Prússia deveria intervir em qualquer país que se rebelasse contra o soberano legítimo. Essa medida levou Maximiliano da Áustria, irmão de Francisco José, a se tornar imperador do México.
O Congresso de Viena garantiu a paz na Europa por pelo menos 40 anos, tentando manter a ordem monárquica.
No entanto, a disseminação das idéias iluministas e a experiência revolucionária francesa já haviam tomado toda a Europa, onde liberais e socialistas empreenderam lutas que derrubaram várias monarquias européias ao longo do século XIX e na América, as colônias européias iniciaram seu processo de independência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário