sábado, 20 de setembro de 2008

FARRAPOS



No dia 20 de Setembro de 1835 teve início no Brasil, na então província de São Pedro do Rio Grande do Sul, a Guerra dos Farrapos, também chamada de Revolução Farroupilha. Tratava- se de uma uma revolução ou guerra regional de caráter republicano contra o governo imperial do Brasil, que resultou na declaração de independência daquela província,dando origem à República Riograndense.



A Farroupilha foi o conflito armado mais duradouro que ocorreu no continente americando, durando de 1935 a 1845.



A revolução, originalmente não tinha caráter separatista, mas acabou influenciando movimentos que ocorreram em outras províncias brasileiras: a Revolução Liberal em em São Paulo no ano de 1842 e a Sabinada na Bahia em 1835, ambas de ideologia do Partido Liberal da época, moldado nas Lojas Maçônicas. Os líderes farrapos se inspiraram na guerra de independência doUruguai, mantendo conexões com a nova república do Rio da Prata, além de províncias independentes argentinas, como Corrientes e Santa Fé. Chegou a expandir-se à costa brasileira, em Laguna, com a proclamação da República Juliana e ao planalto catarinense de Lages.




Entre seus líderes, destalcam-se Bento Gonçalves, General Neto, Davi Canabarro e o italiano Giuseppe Garibaldi.




O exército farrapo contava com soldados negros que aspiravam liberdade, o que no mostra que a questão da abolição também era considerada.

Nenhum comentário: