quinta-feira, 18 de setembro de 2008

O QUE ACONTECEU HOJE?


18 de Setembro

Hoje seria aniversário da estonteante atriz sueca Greta Garbo, uma das mulheres mais fascinantes da história do cinema.

Greta possuía um talento inquestionável e uma aura de mistério que a transformou em mito. De origem humilde, sempre se recusou a dar autógrafos, por não suportar a idéia de incentivar o posicionamento subserviente das pessoas.

Garbo também poderia ter mudado a história. No início da Segunda Guerra Mundial, contaram a Garbo que Adolf Hitler (que como fã, costumava lhe escrever cartas apaixonadas, exaltando seu talento) gostava de seus filmes e adorava tanto A Dama das Camélias, que tinha autorizado sua distribuição por toda a Alemanha, apesar da "impureza racial" do diretor Cukor. Dizem que Garbo, por sua vez, falou que queria encontrá-lo e tentar convencê-lo a parar com a guerra. Sentia que sua personalidade poderia alterar o curso da história, mas "se não, eu poderia dar um tiro nele". Entretanto, esse encontro jamais ocorreu.

A diva fez 19 filmes mudos entre os anos 1920 e 1920 e 15 filmes sonoros entre os anos 1930 e 1941 do século passado. Curiosamente, sua Mata Hari é a encarnação mais perfeita da exótica dançarina javanesa acusada de espionagem.

Nenhum comentário: