quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

O QUE ACONTECEU HOJE?


Aos 10 de Dezembro de 1948, a ONU proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos como um ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e órgão da sociedade tendo sempre em mente esta Declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universais e efetivos, tanto entre os povos dos próprios Estados-Membros, quanto entre os povos dos territórios sob sua jurisdição.

O documento é composto por 30 artigos e reafirma o respeito à dignidade humana e às diferenças entre as pessoas, bem como leva em consideração as diferenças sociais, culturais e religiosas.

Mais que um documento, a Declaração Universal dos Direitos Humanos é a coroação do sonho de uma sociedade mais justa, livre de guerras, preconceitos, fome e tantas barbaridades que presenciamos através dos tempos. No entanto, vale sempre lembrar que, para esse sonho se tornar realidade, só o documento não basta. Ele é um direcionador, mas o leme deste barco quem tem que assumir é cada um de nós...

Nenhum comentário: