quinta-feira, 16 de setembro de 2010

CINEMA COMO INSTRUMENTO POLÍTICO

O texto é de uma jovem aspirante a cineasta, extremamente talentosa e da qual eu me orgulho muito: Minha filha!!!

A UTILIZAÇÃO DO CINEMA COM INSTRUMENTO POLÍTICO E SOCIAL AO LONGO DA HISTÓRIA
Laura Toledo

Na época o Império Romano, a política denominada "pão e circo" era utilizada pelo governo vigente para desviar a atenção do povo quanto à sua situação econômica e social. Algo parecido foi utilizado na Inglaterra Elizabetana, porém, o instrumento de alienação eram então, as comédias teatrais. Grandes espetáculos, artísticos ou não, sempre foram ferramentas políticas poderosas. Com cinema não seria diferente.

O cinema não é e nem deve ser utilizado como uma mera mídia de distração ou alienação. Eisenstein já via seu potencial político quando, em meio à Revolução Russa, usou seus filmes para difundir os ideais comunistas. Além de propaganda, a história também pode ser impressa na imagens em movimento dos filmes .Já disse Nichols: "Todo filme é documentário". Isso porque nele se reflete a realidade política, social e economica na qual foi realizado.

Ainda visando sua importância política, é fácil perceber na linguagem cinematográfica de movimentos, como o neo realismo, a transformação de privação de recursos em formas de mostrar e evidenciar os problemas vividos na época.

Como instrumento de oposição e resistência, assim como Glauber Rocha com o seu "Terra em transe", o cinema pode ser entendido como forma de se posicionar contra a opressão e a alienação.

5 comentários:

Unknown disse...

Olha só a Laurinha... Que isso!!! Mandou bem... Isso mesmo... excelente análise sobre o processo filmico dentro da concepção política!
Beijos, Leandro

Braga disse...

Tal mãe tal filha... :-) muito bom o texto... parabéns Laura ;-)

Unknown disse...

Além do texto que é bom, o mais importante é que sua sementinha, de mulher inteligente, está brotando.
Parabéns às duas!
Bj, Félix

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

BEM POSTADO SUA COLOCAÇÃO.
PARABÉNS.