quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Guia do Voto Responsável

Em momentos em que muito se fala sobre a polêmica dos "ficha suja", faz-se necessária uma atuação mais efetiva da sociedade em geral em prol da moralização da política nacional. Por sorte, os ventos estão a favor, uma vez que temos em outubro as eleições municipais.

Agora, cabe ao povo brasileiro assumir o seu papel de protagonista da história e entender que ele é o verdadeiro dono do poder, que concede aos políticos o direito de representá-los nas decisões a serem tomadas e, quando nós passamos uma procuração para alguém nos representar, esse alguém tem que fazer valer a nossa vontade e trabalhar em prol dos nossos interesses.

Chega de pensarmos que essas “excelências” estão em seus gabinetes confortáveis por serem superiores. Eles estão lá porque nós os colocamos e queremos que façam um trabalho bem feito. Como a diarista que limpa nossa casa. Se não estamos satisfeitos com a forma com que ela cumpre suas tarefas, alertamos, cobramos e, finalmente a substituímos. É isso: prefeito, governador, presidente. Todos são funcionários do povo.

Chegando a essa conclusão, a sociedade precisa dar um segundo passo: Como escolher seus representantes. Essa é outra questão delicada. Alguns dizem que político tem que ser honesto. Isso basta mesmo? O analista político Augusto de Franco fala com muita propriedade que não. Segundo ele, alguns dos maiores malfeitores da sociedade – que não respeitavam a democracia e impediam o desenvolvimento humano e social – eram pessoas honestas.

Os políticos além de honestos precisam se comprometer com o desenvolvimento das localidades as quais representam, além de defender efetivamente a democracia. O cidadão precisa estar ciente dos compromissos assumidos pelos políticos quando em campanha e cobrar o seu cumprimento.

E muitas ações têm sido tomadas para auxiliar a população nessa tarefa. Uma delas e na qual eu estou mais envolvida é o lançamento do Guia do Voto Responsável 2008 - Uma agenda positiva para escolher bem seus candidatos a Prefeito e Vereador e impulsionar o desenvolvimento do seu município.

Esta ação está sendo realizada no estado do Paraná, mas deveria ser feita em todo o país pois só com um movimento iniciado pela sociedade em geral terá força suficiente para mudar a realidade política do Brasil.

Para conhecer o guia acesse: www.redeempresarial.org.br

Nenhum comentário: