segunda-feira, 11 de agosto de 2008

TODO DITADOR COMEÇA ASSIM...

Do blog certas palavras

Todo Ditador Começa Assim


O quadro original do pintor veneziano Gianbattista Tiepolo e o alterado a mando do governo de Berlusconi para tapar o “seio da Verdade”.A descoberta de que o governo do bilionário Silvio Berlusconi alterou um quadro do século XVIII mostra uma face desconhecida do primeiro-ministro italiano.

Parte da fortuna de Berlusconi veio de programas televisivos em que mulheres se apresentam quase despidas. Agora, numa tentativa de negar seu passado, ele busca medidas incompreensíveis para pessoas de bom senso.

No quadro original do pintor veneziano Gianbattista Tiepolo, que fica na sala de imprensa, onde Berlusconi recebe jornalistas, a mulher, que representa a Verdade, surge com o seio esquerdo descoberto. A pintura, datada do ano de 1743, intitula-se La Verità svelata dal Tempo (A Verdade desvendada pelo Tempo).

Depois que se descobriu que o quadro foi adulterado para “tapar o seio da Verdade”, muitos argumentaram que a decisão não foi de Berlusconi, e sim daqueles que cuidam da imagem do primeiro-ministro.

O caso virou piada na Europa. "Os políticos da oposição podem agora dizer que, uma vez alterada a Verdade por Berlusconi, as mentiras vão sentir-se todas mais à vontade no gabinete do primeiro-ministro", escreveu o correspondente do jornal Guardian em Roma, John Hooper.

A foto original de 1920 mostra Trotsky e Kamenev ao lado do palanque de Lênin. Na versão adulterada, os dois adversários de Stalin foram substituídos por alguns degraus de madeira. Deboches à parte, determinar a alteração de uma obra de arte é motivo para preocupações. Num dos mais conhecidos casos de falsificação na política, Stalin mandou tirar Trotsky e Kamenev da foto em que Lênin discursava para as tropas diante do Teatro Bolshoi, em 1920. Trotsky e Kamenev, adversários políticos de Stalin, acabaram assassinados.

Nenhum comentário: