quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

AGRADEÇAM A ROSA PARKS

Pessoal,

O artigo abaixo é de autoria do Professor Leandro Pereira Gonçalves, um grande amigo que se formou comigo e ministra aulas em faculdades de Juiz de Fora.
Pra mim é um orgulho muito grande postar um trabalho dele neste blog.


O dia 20 de janeiro do ano de 2009 já é considerado histórico devido à posse do primeiro presidente negro da maior potência mundial. Ao assumir a presidência dos Estados Unidos da América, Barack Hussein Obama nos coloca uma série de dúvidas, questionamentos e, ao mesmo tempo, a famosa esperança!
Em seu belo e otimista discurso de posse, Obama nos remete às palavras do presidente Lula no ano de 2002, em sua primeira entrevista depois de confirmada a sua eleição, quando disse que a esperança venceu o medo. Obama disse: “Neste dia nós nos unimos porque escolhemos a esperança e não o medo, a unidade de objetivo e não o conflito e a discórdia.”
Ficaremos com a esperança. Não sabemos ainda qual a tonalidade desse novo Governo, é uma incógnita. Sabemos que mudança haverá. Logo no primeiro momento como presidente, decreta medidas até então impensadas, como a suspensão dos processos dos presos de Guantánamo, prometendo um Governo com ética e austeridade, chegando a conseguir elogios do líder máximo de Cuba, Raúl Castro, dizendo que o novo líder parece ser um bom homem.
O fato de chegar à presidência é, sem dúvida, um momento histórico. Somente em 1964, o então presidente Lyndon Johnson aprovou a lei de direitos civis que vale até hoje nos EUA. A lei proibia a discriminação em lugares públicos e autorizava o Governo dos EUA a processar qualquer estado que promovesse a segregação racial. Desde então, os negros conseguiram uma ascensão política e alcançaram em 2009 o posto de maior poder do mundo.
Mas chegar a essa posição não foi nada fácil para os negros dos EUA, que sempre tiveram ao seu lado uma discriminação intensa. O ponto máximo para o fim desses atos teve início no ano de 1955, quando, na cidade de Montgomery, capital do Alabama, uma costureira chamada Rosa Parks tomou uma atitude inusitada. Naquele ano, no Alabama, ainda valia a separação de negros e brancos nos assentos de ônibus. Ao voltar do trabalho, Rosa deveria ter se levantado para ceder lugar a um branco, mas ela se recusou e acabou presa. A partir desse ato, uma série de movimentos civis foram iniciados contra a segregação racial, tendo destaque o grande líder desse movimento: Martin Luther King, que disse em seu famoso discurso em 1963 na cidade de Washington: “Tenho um sonho em que meus quatro filhos viverão, um dia, em um país onde não sejam julgados pela cor de sua pele e sim por seu caráter”.
O sonho virou realidade. Na mesma cidade em que o apelo do pastor Luther King foi feito, tomou posse o presidente negro. Torçamos para que suas atitudes e medidas sejam inspiradas por Rosa Parks para que assim a liberdade exista totalmente no mundo.

Nenhum comentário: