quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

QUE VENHA 2010!!



2009 não foi um ano fácil. Começamos com muita esperança e votos de que iriamos inovar bastante, uma vez que o ano em si já era um convite para novas atitudes, renovaçãoes, grandes coisas.

Acontece, que pelo que eu vi, ouvi e vivi, a vida tratou de inovar em nosso lugar. Apresentou-nos situações por nós nunca imaginadas, provas e dores que nos tiraram do centro. Casais que viveriam juntos para sempre, se separaram. Doenças traiçoeiras e inexplicáveis se setaram no sofá de nossas salas e lá se aconchegaram como visitante que não precisa fazer cerimônia. Bebês amados, queridos e sonhados antes da concepção , tiveram na sua chegada a maior prova de força e amor para suas famílias.

Isso, falando do que está perto. Confesso que houve um momento em que eu cheguei a duvidar do tão aclamado equilibrio universal.

Mas, os seres humanos somos feitos de esperança e coisas boas. E quando tirei dos meus olhos o véu do pessimismo, vi que a beleza do ano que se encerra está justamente na forma como passamos pelas dores e continuamos de pé, trabalhando e planejando o ano vindouro.

As doenças estão sendo curadas e as famílias estão mais unidas que antes. Os bebês são esperados com festas, presentes e ternura. Os membros dos casais desfeitos encontraram novos pares, estão mais felizes, leves e, mais importante, com boas lembranças e respeito pela vida que tiveram.

As verdadeiras amizades, antigas ou novas, se fortaleceram. A vida segue seu curso.

E 2009 teve momentos de leveza também. Gente boa se casou. Gente inteligente passou no mestrado, no doutorado. Gente de coragem largou tudo e mudou de país. Gente que não se decidia, resolveu assumir o sentimento e viver seu grande amor. Gente de sorte, virou matríztica. Gente que merece muito, concebeu seu primeiro e amado filho em Salvador e tia coruja vai ter seu primero sobrinho. Gente ruiva, que passou por uma grande prova, descobriu toda a sua força, superou seus limites e passou de ano com mérito.Gente que se esforça, foi trabalhar na Bahia e vai passar o Ano Novo por lá. Gente que se ama e passou por momentos de incerteza (não do amor), comprou uma casa no Espírito Santo. Gente que não se via a muito tempo, se reencontrou e parecia que nunca tinham ficado longe. Gente que passou perrengue, conseguiu emprego. Gente que já rodou, virou empresária em Santa Catarina. Gente que já amava o marido na adolescência (e não era correspondida na época), vai ter o primeiro filho desse amor pra vida toda. Gente largou a faculdade chata e passou em outro vestibular. Gente foi dar aula.Gente se recuperou de m susto que a saúde deu e foi trabalhar em Brasília.Gente tá tirando fotos, seguindo a vocação da família. Gente voltou pra Juiz de Fora e vai, finalmente, viver o casamento junto e não na estrada.Tem gente que começou a correr e parou. Tem gente que não para mais.

Tem gente no Brasil, na França, no Paquistão, Itália, nos Eua, em Angola, na Alemanha, na China, no Chile, no México, que está aqui, lembrada nesse último texto do ano.

E que venha 2010! O ano em que gente vai passar no vestibular, tirar carteira de motorista. Gente vai se casar. Gente vai trocar de carro. Samir vai nascer! Aliás, a vida vai virar uma festa com esse monte de gente pequena que vai chegar! Tem gente que vai virar delegado. Tem gente que vai dançar salsa com uma brasileira. Gente vai ser mãe e fazer sua defesa no mestrado. Gente vai conhecer o deserto. Gente vai pra Portugal virar doutor. Gente vai voltar de Roma e conhecer Curitiba. Gente vai abrir seu negócio. E toda essa gente vai ser muito feliz!!!

Um feliz 2010 pra toda essa gente que eu amo!!!

5 comentários:

Lindomar disse...

Caraca, Ju, esse foi o texto mais bacana que eu li em muito tempo. Não por causa de um trechinho que serve para mim e sim porque de uma forma sucinta e completa você chamou a atenção pras coisas que aconteceram em 2009 e que - com certeza - vão se completar em 2010.
E "Que venha 2010!".

Anônimo disse...

Ainda bem que transitamos de ano, pois os eventos adiados ou não realizados transitam para 2010. Com ele o desejo de reencontro em JF.
bj
Augusto Alfredo,
Luanda, 1 de Janeiro de 2010.

sheila teixeira disse...

nossa...! ufa...! um balde de carinho nestas palavras me encheram o coração de crença de que tudo pode dar certo ainda! obrigada por me lembrar de tirar o véu do pessimismo dos meus olhos!!! minha mensagem para 2010 é: desejo a você toda a felicidade que seu coração possa suportar!!! beijos e saudades...

Unknown disse...

Que venha 2010! Texto cheio de carinho e emoção como vc. Um abraço do Andinho (0 Bicho)

ANA PAULA disse...

Muitas coisas em 2009!!! Que 2010 seja ainda melhor! Este será o SEU ano! Muito bacaba o texto. Bjos Amo vc!