segunda-feira, 29 de setembro de 2008

PASSEATA EU VOTO BEM II

A passeata foi um sucesso. Os meninos estavam empolgadíssimos e até minutos antes da saída, trabalhavam para salvar uma das faixas que tinha um defeito.

Mas parece que sábado foi "o dia"das passeatas. Na concentração em frente ao prédio histórico da UFPR, aconteceu uma disputa (pacífica) de espaço com um grupo de praticantes da umbanda que realizaram uma passeata comemorativa aos 100 anos da prática deste culto.

Em seguida, quando juntou-se o grupo para alinhar a rota da passeata, as vozes foram abafadas pela banda de música da passeata em prol da construção de um pronto-socorro para os cachorros curitibanos (e os cachorros estavam lá!).

Resultado: A saída da passeata EU VOTO BEM foi adiada para não causar confusão. Esperados alguns minutos, expectativa já quase incontrolável, lá foram os meninos, Guia do Voto Responsável nas mãos, subindo a rua XV em sua missão democrática. Mas não é que ao tentar atravessar a rua a passeata foi parada mais uma vez pelos ciclistas que também aproveitaram o sábado para levarem sua mensagem às ruas?

As bocas de matilde disseram:"ainda bem que hoje eles estão vestidos!"

Os ciclistas passaram e a passeata seguiu. Aqueles meninos, normalmente tímidos, abordaram os transeuntes, entraram nas lojas, pararam o trânsito e se fizeram ouvir. Milhares de Guia do Voto Responsável foram distribuídos.

No percurso, alguns cabos eleitorais mais expertinhos quiseram se infiltrar na passeata com suas bandeiras e até com uma bicicleta, mas foram logo convidados a se retirar, pois a passeata EU VOTO BEM era apartidária, feita por eleitores e para os eleitores.

Chegando na Boca Maldita, o ponto final programado, aqueles meninos não se deram por satisfeitos e resolveram fazer o percurso de volta pois assim, podiam alcançar um número ainda maior de pessoas. E assim foi feito!

De volta ao ponto de partida, foi com uma grande roda que eles encerraram a passeata. Era bonito de ver na carinha de cada um daqueles meninos a satisfação do dever cumprido. Um dever que eles tomaram para sí, pois cada um que ali estava, era porque queria.

Esses meninos, todos estudantes, deram nesse 27/09/2008 uma verdadeira aula.

Nenhum comentário: