domingo, 22 de março de 2009

TEMPO DO OCASO


O outono chegou. As flores começam a secar, a temperatura começa a ficar mais amena e as chuvas de verão são gradualmente substituídas por nevoeiros e geadas. É a preparação para a próxima etapa, o inverno.

Outono, do latim tempus autumnus, é o tempo do ocaso, no qual tudo fica mais belo,com a coloração do pôr o sol. Os dias são mais bonitos, de um azul profundo e noites estreladas com uma lua maravilhosa. Outono também é renovação. Há quem diga que o outono é a natureza a envelhecer e que bom mesmo é a primavera, a estação do amor... Mas existe algo mais belo que um pôr-do-sol de Outono, quando os raios vermelhos, rosa, roxo e azul pincelam o horizonte, rivalizando com todos os grandes pintores? Uma das grandes alegrias que eu tenho na vida é ter nascido ainda no outono Com mais dez dias teria vindo ao mundo no inverno e não teria o privilégio de ser uma filha do outono. Sempre me sinto mais feliz nessa época do ano. Mais inspirada, com vontade de fazer coisas novas, de mudar, assim como toda a natureza. E o homem observa a natureza e guia sua vida por ela a milhares de anos! Os celtas dançavam e faziam rituais para reverenciar a mudança das estações;
Os primitivos povos britânicos construíram as “quatro pedras da estação”, o Stonehenge, na planície de Salisbury, no sul da Inglaterra. Os cientistas acreditam que o monumento, construído por volta de 2100 a.C., era uma espécie de observatório astronômico. Como eles, diversos povos aprimoraram técnicas para saber o momento adequado de plantio e colheita.

O outono é a época em que a disponibilidade de alimentos diminui. Por este motivo, é neste período que muitas aves e outros animais partem para regiões mais quentes. No Brasil, entretanto, as quatro estações não são bem definidas, ou seja, o outono aqui não é tão explícito como nas regiões setentrionais, onde as flores realmente perdem a coloração e passam a ficar mais avermelhadas. Aqui temos árvores e plantas que florescem o ano todo. Ainda assim, podemos observar o “espírito do outono” pelas ruas e deixar que essa estação nos renove e nos envolva com sua beleza.

Feliz Outono pra vocês!

Um comentário:

Armando Moreira Filho disse...

Oi Juliana, gostei do tema. Oportuno e docê.
Parabéns!