terça-feira, 26 de maio de 2009

O QUE ACONTECEU HOJE?




No dia 26 de maio de 1897, chegou às livrarias de inglesas o belíssimo e assustador "Drácula", de Bram Stoker, livro que me tirou noites de sono na adolescência.
Este romance em forma epistolar, dando voz às várias personagens, abre com a chegada de Jonathan Harker, a um castelo em uma remota zona da Transilvânia. Alí o jovem Harker trava conhecimento com o excêntrico proprietário do castelo, o conde Drácula, dado este ter em vista a aquisição de várias propriedades na Inglaterra.
Paulatinamente Harker começa a perceber que há mais do que excentricidade naquela figura. O anfitrião é estranho, assustador e tenebroso. Passada a inicial hospitalidade, Harker começa a entender que, mais do que um hóspede, se transformou em um prisioneiro do conde Drácula.
Seguidamente, Drácula decide viajar até à Inglaterra, deixando um rasto de morte e destruição por onde passa – sob a forma de um enorme lobo -, enquanto Harker é deixado à guarda de três figuras femininas; três terríveis, belos e luxuriosos seres que se alimentavam de sangue humano. Depois de algum tempo, Harker consegue fugir apesar de bastante debilitado, e encontra-se com a sua noiva, Mina, em Budapeste.
Já na Inglaterra, Lucy, uma jovem amiga de Mina, começa a apresentar estranhos sintomas: uma enorme palidez e dois enigmáticos orifícios no pescoço. Os seus amigos, John Seward, Quincey Morris e Arthur Holmwood, incapazes de perceber a origem daquela doença, recorrem ao auxílio do Dr. Abraham Van Helsing, médico e cientista, famoso por seus métodos pouco ortodoxos, mas que pode ser a única esperança para a moça. Após examinar meticulosamente Lucy e compreender que esta erar vítima dos ataques de um ser diabólico se alimentava de seu sangue humano, Van Helsing decide não revelar imediatamente aos demais, receando a reação destes.
Numa noite, Lucy e sua mãe são atacadas por um lobo – a versão animal do conde Drácula – e ambas morrem, embora de causas diferentes: Lucy tendo sido fruto do ataque sanguinário do lobo/Drácula; a mãe de Lucy vítima de ataque cardíaco provocado pelo medo.
Lucy é enterrada, mas a sua existência não termina por aí: esta renasce como vampira e começa a perseguir crianças. Van Helsing, não tendo outra opção, confidencia as suas conclusões aos amigos desta. Estes, decididos a colocar um fim naquela forma de existência, pregam-lhe uma estaca no coração e cortam-lhe a cabeça, pois só assim sua alma seria libertada e poderia descansar em paz.
Pouco tempo depois, para surpresa dos mesmos, percebem que Drácula tinha agora uma nova vítima, Mina, já regressada de Budapeste junto com seu agora marido, Harker, Porém, para além de se alimentar de Mina, Drácula também lhe dá o seu sangue a beber, ritual que os faz ficarem ligados espiritualmente numa espécie de matrimónio das trevas. Acontece que Mina era a reencarnação de Elisabetha, a princesa de Dracula que, enganada pelos mouros e achando que havia perdido seu grande amor, se atirou da torre do castelo. Quando os padres da Igreja se recusam a dar-lhe um enterro cristão por esta ter cometido o pecado do suicídio, Drácula se revolta e faz um pacto com o diabo, começando assim, sua vida nas trevas.
Van Helsing compreende que, através da hipnose, é possível seguir os movimentos do vampiro, a fim de destrui-lo e salvar Mina. Inicia-se uma perseguição na qual eu nunca soube se torcia para os mocinhos ou para o monstrão lindão. Drácula foge para o seu castelo na Transilvânia, porém é interceptado e morto.
O romance foi adaptado muitas vezes, especialmente para o cinema, mas na minha opinião, o mais lindo de todos é o de 1992, estrelado por Gary Oldman, Winona Ryder, Keanu Reevers e Anthony Hopkins

Um comentário:

Dúvidas de uma vida.... Família... Amigos... disse...

Juuuuuuuuuuuuuuu,

Como tu ta, minha filha?
Me passa o teu cel dinovo que eu perdi, hehehehe.

Anote o meu 47 8861-7283, e-mail thiago.enke@gmail.com

bjus